Imagem Freepik |
Se você já passou muito tempo fazendo desenhos que você queria que parecessem realistas, mas ficou desapontado porque eles não pareciam reais e não sabia o motivo, não se preocupe. Vou explicar em detalhes, mas vou contar um pouco do que eu passei antes de desenvolver a técnica certa.
Quando comecei no desenho realista, passei anos me concentrando em fazer desenhos muito reais. Só que meus desenhos ainda pareciam sem vida. A pintura ficava chapada. Faltava algo.
Hoje, quero compartilhar algumas desvantagens de não ter realismo em seus desenhos, com base na minha própria experiência. Meus alunos já estão se beneficiando do meu curso online de retratos realistas, que não apenas explica, mas também mostra cada lição detalhadamente. Então, lá vai:
Falta de compreensão da estrutura
É muito importante entender a forma do retrato ou objeto que você está desenhando. Desenhar a estrutura nos ajuda a entender sua forma, dimensão e como ele fica sob a luz. Isso nos ajuda a adicionar profundidade aos nossos desenhos. Para retratos, é importante entender a anatomia.
Fora dos contornos
Quando desenhamos coisas de forma realista, usamos os contornos como guia. Às vezes, desenhamos os contornos muito escuros, o que pode prejudicar a forma real do desenho. É importante saber que o objeto ou retrato que estamos desenhando é uma forma real e que os contornos são apenas guias.
A mistura não segue a forma
Quando queremos que nossos desenhos pareçam tridimensionais em uma superfície bidimensional, precisamos misturar nossas sombras de acordo com a forma. Isso cria uma ilusão de profundidade. Se sombrearmos na direção errada, isso pode atrapalhar a forma do rosto e tornar mais difícil criar a ilusão de profundidade.
Contraste insuficiente
É importante simplificar nosso retrato dividindo-o em grandes áreas de luz e sombra. Adicionar contraste suficiente pode tornar nosso desenho mais realista.
Sombras claras
Às vezes, fazemos a sombra central de nossos desenhos mais claras do que deveriam ser, o que pode fazer com que o desenho pareça sem vida.
Luz refletida muito clara
A luz refletida em um objeto não deve ser tão clara quanto a luz direta. Quando tornamos a luz refletida tão clara quanto a luz direta, nosso desenho pode perder sua naturalidade.
Intervalos de valores imprecisos
Para que um desenho pareça realista, é importante colocar os valores tonais corretos nos lugares certos. Se os valores tonais não corresponderem à referência, o desenho pode parecer disperso e sem vida.
Falta de transições suaves
Quando as transições tonais são suaves, o desenho parece mais qualitativo e completo.
Essas são apenas algumas dicas de várias, porém são dicas essenciais. Com prática e experimentação, você pode desenvolver uma técnica que funcione para qualquer retrato que você deseje desenhar e que o ajude a ir além do realismo. Se você quiser aprender mais sobre como fazer retratos realistas a lápis de cor, considere participar de nossas aulas de arte online clicando aqui.
Comentários
Postar um comentário